quarta-feira, 14 de agosto de 2013

(ENEM 2010) Questão 46

Grupo: Carolina Lopes, Ellen Freitas , Guilherme Horst, Luiza Mendes, Luísa Yohana, Tales Cordeiro.
A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações. Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientador por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
A) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
B) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
C) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
D) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para o veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
E) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

RESOLUÇÃO

A vacina é usada para prevenir o indivíduo de alguma doença. A vacina é a própria bactéria ou vírus debilitado; ao inserir no indivíduo, estimula uma resposta imunológica primaria, fazendo com que crie anticorpos, que no caso irão defender o indivíduo, caso esteja infectado pela doença. O soro é o próprio anticorpo pronto, servindo como uma resposta mais imediata ao usá-lo contra uma picada de cobra e o antibiótico serve para o tratamento de infecções bacterianas, como é o caso da leptospirose.
RESPOSTA CORRETA: B

Nenhum comentário:

Postar um comentário